sábado, 30 de abril de 2016

As Crianças e a Saudade

 


Sentir saudade dói e como dói... O tema saudade é um dos preferidos dos poetas, pois a saudade vem da alma. Muitas vezes demoramos anos para nos acostumar com a ausência de algo ou alguém. E as crianças como lidam com este sentimento? Como fazer para diminuir essa dor dos nossos filhos? Como fazer os pequenos se acostumarem com a falta dos que amam? Fiquei me fazendo estas perguntas pois os meus pequenos irão encarar a distância dos avós, titios e amiguinhos e já estou me preparando para lidar com os filhotes. 

A Família LaLu está de malas prontas para Corumba em MS, cidade distante de Nilopolis no Estado do Rio de Janeiro que é a cidade Natal da minha família. Estamos a 1.828,6 km de distância do nosso destino e se falar em horas são 20 horas e 30 minutos de distância de viagem. Agora não será com tanta frequência a visita na casa dos avós e amiguinhos. A palavra saudade significa: "sentimento melancólico devido ao afastamento de uma pessoa, uma coisa ou um lugar, ou à ausência de experiências prazerosas já vividas". 

A saudade será inevitável nesta transição, porém vamos encarar este sentimento da melhor maneira possível:

* Falar regulamentar com os parentes que ficaram no Rio. Com a internet ficou mais fácil de mantermos contato em longas distâncias e não teremos motivos para não falarmos diariamente com os que sentimos falta. Pretendo que as crianças falem diariamente com os avós e tios. 

* Visitar os avós nas férias escolares. Combinei com meu esposo que pelo menos uma das férias escolares iremos no Rio para visitar a família. Desta maneira creio que as crianças entenderão que nosso lar e rotina são em Corumbá e as visitas na casa dos avós são como recompensa para o bom desempenho no ano letivo. 

* Conversar bastante a respeito de SAUDADE. Mostrar para as crianças que sentir falta de alguém querido é normal e que só conseguimos diminuir este sentimento quando estamos em contato, seja pelo telefone, Skype, FaceTime ou visitas de férias. Se sentir vontade de chorar não terá problema algum em derramar algumas lágrimas e que quando a saudade apertar demais daremos um jeitinho de diminuir esta distância, mesmo que seja através de telefonemas. O melhor é quando não escondemos os nossos sentimentos e conversamos abertamente sobre qualquer assunto.

Espero ter ajudado, estas são as medidas que irei tomar para que a saudade seja algo que não influencie negativamente na vida dos meus babys.

Se vocês já passaram por esta situação e tenham alguma dica para me dar será muito bem vinda. Não esqueça de deixar um recadinho para dizer o que achou da matéria.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário