terça-feira, 26 de abril de 2016

Reflexão de mãe: VIDA PROFISSIONAL x FILHOS

 

Depois de meses de expectativas e muito planejamento o grande dia chegou...Vamos para Mato Grosso do Sul!!! E é neste momento que comecei a refletir sobre a minha vida, minhas escolhas e oportunidades, pois não é apenas uma mudança de endereço e sim o momento de fazer diferente e de recomeçar principalmente se tratando de filhos. Depois de ser mãe muitas vezes me sinto culpada e acho que poderia ser uma mãe melhor para as crianças e mais presente na vida delas, porém me diz uma mãe que conseguiu chegar a perfeição?!  Resolvi dividir com vocês o meu grande dilema como mãe. 


Eu fui mãe aos 23 anos da Lara com a gravidez planejada por mim e o meu esposo e desde o inicio da gestação sempre deixei bem claro a minha decisão em voltar a trabalhar logo ao fim da minha Licença Maternidade. Quando a Lara estava com 6 meses retornei a minha rotina de trabalho e era necessário que a Lara ficasse com os meus pais...acho que me sentia menos culpada, pois a Larinha estava aos cuidados dos avós. Quando a Lara estava com 2 anos comecei a trabalhar por conta própria e pude acompanhar ela mais de perto, já não havia a necessidade da Lara passar o dia com meus pais. Foi o meu melhor período  com a minha filha, pois estava acompanhando todos os seus momentos e criando uma intimidade maior com a Lara...é horrível dizer isso, mas minha mãe sabia mais das preferências da Lara do que eu. Mas como o mundo dá muitas voltas eis que eu retorno para o mercado de trabalho e me encontro novamente com a situação dos meus pais cuidarem da minha filha. Dessa vez ainda foi pior, pois deixava a Lara com meus pais as 6:40 da manhã e só pegava ela após as 19:00... sei que ela estava sendo muito bem cuidada, mas nada melhor que ficar grudadinha com a mamãe. Logo após 4 meses trabalhando neste novo local vem a grande surpresa...descubro que estou grávida.

"Como assim?"..."Descobre que está grávida?"... "Não percebeu nada de diferente?" Essas eram as perguntas que me faziam quando sabiam da novidade e realmente eu fiquei muito surpresa, creio que até mais surpresa do que as pessoas que me perguntavam a respeito da gravidez. Naquele momento estava no 1° período da faculdade e a ultima coisa que pensava para aquele ano era engravidar. Foi o meu primeiro momento de reflexão...o segundo momento de reflexão está sendo este..rs. Comecei a pensar se a minha vida profissional estava valendo mais do que todos os momentos que eu perdia com a minha filha e se eu queria que continuasse assim porque agora são dois. Sei que dependendo do momento das nossas vidas não temos muitas escolhas, ainda mais quando o assunto é financeiro...cada um sabe aonde o seu calo aperta. Mas graças a Deus naquele momento surgiu a oportunidade do meu esposo ser transferido para outro estado o que para nós caiu do céu, pois poderia ficar mais perto das crianças e teríamos mais qualidade de vida. Não pensamos duas vezes e resolvemos nos mudar...para muitos loucura e para nós oportunidade de crescimento familiar. E assim após o fim da minha Licença Maternidade pedi demissão no meu trabalho e estou sendo mãe em tempo integral, agora mãe de uma linda menina de 5 anos e um príncipe de 3 meses.

Estou amando esta nova fase e vou relatar algumas perguntas que eu tive que me fazer foram cruciais na hora da minha decisão....parece meio doido, mas funciona bastante.

* Se eu parar de trabalhar e me dedicar apenas aos meus filhos influenciará muita coisa na renda familiar? Influenciar sempre influencia, pois ninguém trabalha de graça. Mas influencia quanto? Muito? Pouco? Quando me fiz esta pergunta acabei caindo no dilema de muitas mães, pois o que recebia seria quase tudo investido em uma pessoa para ajudar a minha mãe a olhar as crianças...agora são 2!!! Neste momento percebi que era muito melhor para a família se as crianças ficassem aos meus cuidados, pois mãe é mãe.

* Passo mais tempo com as crianças ou trabalhando? Como o meu trabalho era distante da minha residência e a carga horária era puxada...passava 10 horas por dia trabalhando, fora a viagem de ida e volta...só dava tempo de chegar em casa e muitas vezes colocar a Lara para dormir, pois como ela saía muito cedo comigo acabava adormecendo cedo também. Muitas vezes a Lara acabava dormindo na casa dos meus, pois quando ia buscar-la já a encontrava dormindo. Só tinha os finais de semana para dar atenção a Lara, ao maridão e fazer minhas coisas de mulherzinha (unha, cabelo e afins), era tudo muito corrido e sempre ficava achando que fiquei devendo mais atenção a Larinha.

* O que o meu trabalho está influenciando na minha relação com meus filhos? Nesta pergunta refleti bastante, pois ao mesmo tempo que tinha seu lado negativo também havia o positivo. No lado negativo me tirava o tempo que poderia usufruir ao lado dos meus pequenos e com isso estava pouco presente na vida deles. Do lado positivo vem a idéia de que estou trabalhando para dar uma vida melhor para eles e acaba me remetendo a primeira pergunta...no meu caso este ponto positivo não passava de uma idéia da minha cabeça, pois na prática não tinha tanta influência.   

Com estas perguntas cheguei a conclusão que o vilão não é o trabalho, mas o tempo que o trabalho formal te toma. Pois quando trabalhei por conta própria e podia adaptar os meus horários com os da Lara foi benéfico para ambas as partes. Passei a estar presente na vida escolar da Lara, pude fazer as principais refeições ao seu lado e ela passou a ser a prioridade a todo o momento.

Espero ter ajudado as mamães que estão passando por este dilema. Sei que muitas possuem a vontade de ser mãe em tempo integral e por inúmeras situações da vida no momento não podem e sei também que tem as mamães que conseguem numa boa se dividir entre uma vida profissional promissora e a educação das crianças...me ensina que eu também quero aprender com vocês. Deixem suas opiniões e suas dicas.

 
 
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário