segunda-feira, 25 de abril de 2016

Como lidar com mudança e as crianças



Para quem nos acompanha desde o início do blog já sabem da nossa mudança do Rio de Janeiro para Mato Grosso do Sul  que por sinal acontecerá dentro de alguns dias...caso para você seja uma novidade leia o nosso primeiro post e conheça a nossa história. Junto vem as dúvidas e incertezas referente a nossa adaptação em um novo local, com novas pessoas e distante da família e pessoas do nosso convívio. Neste período lidamos com sentimentos como a saudade, a insegurança e o medo. Primeiro vem o sentimento de euforia e ansiedade decorrente da expectativa que criamos e logo depois vem uma onda de sentimentos como os descritos acima. Se para um adulto muitas vezes a adaptação é difícil, quem dirá para as crianças que não sabem lidar com este turbilhão de emoções. 

Aqui em casa a minha maior preocupação é a Lara, pois ela já está com 5 anos e já entende bem o que está acontecendo. O Lucca é muito pequeno e nem vai perceber tal mudança, já a Lara sempre ficou com meus pais para eu trabalhar e é muito agarrada com eles. Já estou me preparando para lidar com a falta que a minha pequena sentirá da sua rotina aqui no Rio. Vou dividir com vocês algumas medidas que estou tomando e outras que tomarei assim que chegar no meu destino para que esta adaptação seja o mais suave possível. Lembrando que só saberei se funcionou quando colocar todas em prática e enquanto isso vou dividindo com vocês os meus acertos e erros.

* Não escondo nada da Lara a respeito da mudança. Procuro ser o mais transparente possível com a Lara, explico para ela que estamos nos mudando por causa do trabalho do papai e que a mudança será para vivermos melhor, que todos nós teremos mais qualidade de vida. Não deixo de falar que a saudade irá existir, porém hoje temos meios de estar próximo de familiares e pessoas queridas através da internet e que sempre nas férias da escola estaremos visitando os avós e titios. Não quero criar expectativas frustradas na minha pequena, pois a probabilidade de voltarmos para o Rio é pouca. 

* Deixei a Lara arrumar as caixas de brinquedo para a mudança. Pode parecer pouco, mas a minha menina se sentiu muito útil com o desempenho desta tarefa. Eu deixei a Lara além de escolher os brinquedos que queria levar, arrumá-los na caixa para o caminhão. Envolver ela neste processo da mudança foi crucial para desenvolver o interesse dela na mudança de endereço. 

* Aproveitar o tempo da Lara para fazer atividades que aqui no Rio ela não conseguia realizar. Aqui no Rio devido eu esta sempre trabalhando a Lara não realizava alguns cursos de sua vontade, como o ballet que todo o ano prometo que ela irá realizar. Sem falar de atividades como andar de bicicleta e coisas do tipo. Creio que com essas atividades a Lara irá se socializar mais rápido e sem falar que a qualidade de vida não será apenas para o papai e a mamãe, e sim para as crianças também.  

* Um ambiente só para a Lara. Meu esposo já está lá na casa arrumando tudo para a nossa chegada. Fiz questão de um dos quarto neste momento ser apenas da Lara, pois o Lucca é pequeno e fico mais tranquila do berço dele está no meu quarto. Com esta decisão a respeito do cantinho da Lara, creio que ela ficará mais segura pois dentro do seu quarto terá tudo que ela gosta e quando por alguma razão estiver triste, encontrará no seu cantinho uma maneira de se sentir confortável.   

Espero que estas medidas sejam o suficiente para a minha pequena Lara se sentir bem mesmo com toda esta mudança. Afinal aonde a minha família está esse é o meu lar. Espero que vocês tenham gostado das dicas e quem quiser dividir comigo o que fez e deu certo neste período dificil na vida dos pequenos me contém, pois qualquer dica é muito bem vinda. 



5 comentários:

  1. Estou tendo muitas dificuldades com a adaptação da GIULLIA aqui em Manaus, chegamos faz um mês e meio e no início era tranquilo, quando chegou a uns 20 dias aqui ela começou a ter comportamentos inadequados e noites sem dormir por conta da saudades de casa, procurri atividades pra ela fazer a o meu marido está sempre levando ela pra fazer amiguinhos no parque, no entanto ainda sim estamos com dificuldade e agora estamos procurando a ajuda de um profissional,é tudo muito diferente pra eles e eles acabam sofrendo um pouco mais com as mudanças do que nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Marcela...imagino como deve ser difícil. Estou me preparando para passar por momentos ruins devido à mudança, mas nada que muito amor e paciência não resolva. Vamos troando muitas informações e espero que possamos nos ajudar.

      Excluir
  2. Bia adorei o blog,lindo!
    E esse post concerteza me ajudou pois é bem provável que ano que vem nos mudemos pra Minas Gerais. E a adaptação do João me preocupa bastante.Mais sei que lá terá mais qualidade de vida para nós. Agora com o blog vou poder acompanhar essa gatinha linda que meu filho brincou tanto! Beijos na família e sucesso na caminhada ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana... com o blog podemos continuar mantendo contato e trocando dicas de mãe.

      Quando você for para MG a adaptação da Lara já terá passado e poderemos trocar bastante figurinhas para te ajudar com o João.

      Excluir
  3. Com certeza, que Deus ilumine a viagem de vocês!

    ResponderExcluir